Técnico em Edificações

04/11/2013 10:35

Público-alvo

Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando o 2º ano ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor colocação na empresa em que trabalha.

Objetivos

a) O curso Técnico em Edificações tem por objetivo atender os princípios norteadores enunciados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico e pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação, a saber: 

Independência e articulação com o Ensino Médio; Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos; Desenvolvimento de competências para a laboralidade; Flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização;Identidade dos perfis profissionais de conclusão de curso; Atualização permanente dos cursos e currículos;Autonomia da escola em seu projeto pedagógico.

b) Fornecer ao aluno condições para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, necessárias ao desenvolvimento de atividades ou funções típicas, segundo os padrões de qualidade e produtividade requeridos pela natureza do trabalho do Técnico em  Edificações.

c) Desenvolver, através dessa habilitação e  das qualificações profissionais intermediárias, que compõem o itinerário profissional, competências que favoreçam a laboralidade do profissional egresso desse curso.

d) Contribuir para o desenvolvimento técnico, econômico e social das empresas que utilizam serviços deEdificações.

e) Fornecer aos estudantes o conhecimento teórico e prático das diversas atividades da área de Edificações, permitindo que o futuro profissional descubra o seu verdadeiro potencial e inicie um processo de desenvolvimento de suas potencialidades da busca da sua realização profissional.

Pré-Requisitos

Para acesso ao Curso Técnico em Edificações o candidato deverá atender os seguintes requisitos: a) Escolaridade mínima: Candidatos matriculados no 2º ano do Ensino Médio ou de Estudos Equivalentes, ou ter concluído o Ensino Médio. b) Documentos para matrícula: No ato da matrícula o candidato ou seu responsável legal deverá apresentar a via original e uma cópia dos seguintes documentos: - Comprovante de matrícula no 2º ano ou certificado de conclusão do Ensino Médio, ou de estudos equivalentes; - Cédula de Identidade (RG); - CPF; - Comprovante de residência; - RG e CPF do responsável legal e financeiro, caso o candidato seja menor de idade.

Conteúdo programático

Módulo 1: Desenhista de Construção Civil

1º Semestre

Construção Civil I - 30 hrs

Desenho Técnico para Construção Civil - 180 hrs

Integração de Projetos para Construção Civil - 30 hrs

Matemática Aplicada - 30 hrs

Organização e Normas I - 30 hrs

Módulo 2: Assistente de Engenharia Civil

2º Semestre

Ciências Aplicadas - 45 hrs

Comunicação Oral e Escrita - 30 hrs

Construção Civil II - 45 hrs

Gestão de Pessoas - 30 hrs

Organização e Normas II - 30 hrs

Qualidade na Construção Civil - 60 hrs

Segurança e Saúde na Construção Civil - 30 hrs

Tecnologia dos Materiais de Construção I - 30 hrs

3º Semestre

Construção Civil III - 60 hrs

Gestão de Resíduos - 30 hrs

Mecânica dos Solos - 45 hrs

Organização e Normas III - 30 hrs

Organização no Canteiros de Obras - 30 hrs

Tecnologia dos Materiais de Construção II - 45 hrs

Teoria das Estruturas - 60 hrs

4º Semestre

Drenagens - 30 hrs

Instalações Prediais - 90 hrs

Metodologia para Elaboração de Projetos - 30 hrs

Orçamentos - 75 hrs

Tendências e Demandas Tecnológicas em Construção Civil - 30 hrs

Topografia - 45 hrs

Estágio/TCC

5º Semestre

Estágio - 300 hrs

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - 100 hrs

 

Fonte: https://www.sc.senai.br/siteinstitucional/servicos/curso/show/curso/177/nome/tecnico-em-edificacoes, Página visitada em 04/11/2013 10:37

Saiba Mais:  

Enfermagem