Extrativismo

05/11/2013 11:25

Extrativismo no Brasil, atividades extrativistas, extrativismo mineral e vegetal, impacto no meio ambiente.

Extrativismo vegetal (borracha) na Floresta Amazônica 

Definição
Extrativismo é um conjunto de atividades econômicas relacionadas à coleta ou extração de recursos naturais do meio ambiente. 
Formas e exemplos 

As duas formas mais comuns de extrativismo na atualidade são o vegetal e o mineral. No Brasil, por exemplo, o extrativismo vegetal ocorre com maior intensidade na região Norte, com a extração de borracha, castanhas e madeira. Este extrativismo é realizado de forma individual, coletiva ou por empresas. 

O extrativismo mineral, que demanda o investimento de altos recursos, é realizado geralmente por grandes empresas. No Brasil, as principais atividades extrativistas minerais são: minério de ferro, petróleo, ouro, bauxita, etc. 

Extrativismo e meio ambiente. 

O extrativismo deve ser realizado sempre de forma a respeitar a natureza. O extrativismo predatório pode provocar sérios danos ao meio ambiente. O corte de madeira ilegal, por exemplo, pode gerar a desertificação das regiões afetadas, alterando o clima e trazendo fortes impactos para o ecossistema.

Na História. 

É uma das atividades mais antigas da humanidade, sendo que pinturas rupestres indicam que o extrativismo vegetal já era praticado na Pré-História. 

Fonte: https://www.suapesquisa.com/o_que_e/extrativismo.htm Página visitada em 05/11/2013 11:21

Saiba Mais:  

GEOGRAFIA ECONÔMICA