Enfermagem

26/08/2013 16:27

INTRODUÇÃO

O Enfermeiro atua na assistência à saúde, no ensino, na pesquisa e no cuidado à saúde individual, familiar e comunitária. Vem obtendo destaque diante de toda reestruturação das políticas de saúde, que atua no contexto social, econômico e político da comunidade e indivíduo, em todas as etapas do ciclo vital. O profissional qualificado para o exercício da Enfermagem tem como base a formação com o rigor científico e intelectual, fortalecido pelos princípios éticos e humanísticos.

A prática assistencial e gerencial do Enfermeiro exige um perfil crítico e reflexivo, onde deve ser capaz de reconhecer e intervir diante de problemas que envolvem a relação saúde/doença mais prevalentes no seu local de atuação, considerando o aspecto biopsicossocial do cuidado. Diante das competências assistenciais, destaca-se a responsabilidade na implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, onde utiliza de diagnósticos próprios, prescrição de cuidados e avaliação de todo o processo.

MERCADO DE TRABALHO

 O papel do Enfermeiro ultrapassa os limites assistenciais, hoje é freqüente a sua atuação como a gestor de equipes, unidades hospitalares e ambulatoriais, secretarias municipais e consultoria em saúde.

BOX DESTAQUE

A mudança no foco de atenção para saúde e não para a doença acarretou na valorização da atenção básica, principalmente em programas que buscam através da educação em saúde, vigilância epidemiológica e participação social redirecionar o sentido das políticas públicas de saúde.

Em conformidade com valorizar a prevenção, a Faculdade Dom Pedro Segundo realiza projetos de “ação social” com atendimento gratuito à população carente como: Semana de Combate ao Diabetes e Hipertensão, Atenção a Saúde do Homem, Projeto Ciranda da Criança, Atenção à Saúde do Idoso. As atividades são executadas pelos alunos, sob supervisão do corpo docente, na comunidade, shoppings e praças públicas.

Fonte: https://dompedrosegundo.edu.br/graduacao_enfermagem.asp

Saiba Mais:   

Técnico em Edificações