Sua enciclopédia

Energia Solar

04/08/2013 16:47

Energia Solar

Os constantes problemas ambientais causados pela utilização de energias não renováveis, aliados ao esgotamento dessas fontes, têm despertado o interesse pela utilização de fontes alternativas de energia.

A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente).

Painel Solar
Sua obtenção ocorre de forma direta ou indireta.
A forma direta de obtenção se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade. No entanto, essas células fotovoltaicas apresentam preços elevados. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o Sol carrega) incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, que gera corrente elétrica.

Para obter energia elétrica a partir do sol de forma indireta, é necessária a construção de usinas em áreas de grande insolação, pois a energia solar atinge a Terra de forma tão difusa que requer captação em grandes áreas. Nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares.

Normalmente, a energia solar é utilizada em locais mais isolados, secos e ensolarados. Em Israel, aproximadamente 70% das residências possuem coletores solares, outros países com destaque na utilização da energia solar são os Estados Unidos, Alemanha, Japão e Indonésia. No Brasil, a utilização de energia solar está aumentando de forma significativa, principalmente o coletor solar destinado para aquecimento de água.

Apesar de todos os aspectos positivos da energia solar (abundante, renovável, limpa, etc.), ela é pouco utilizada, pois os custos financeiros para a obtenção de energia são muito elevados, não sendo viável economicamente. Necessita de pesquisas e maior desenvolvimento tecnológico para aumentar sua eficiência e baratear seus custos de instalação.

Energia solar: energia limpa

Energia solar é obtida através da captação de energia luminosa e térmica provenientes do Sol. Painéis solares instalados nos tetos das residências se encarregam de capturar a fonte solar, daí o nome “teto solar”.

A energia solar consiste em uma fonte de energia limpa e renovável, pois não se finda (o sol existe todos os dias). Dentre os aspectos positivos desta energia podemos destacar: economia, forma segura de gerar energia, não é poluente, não influi no efeito estufa, ou seja, não agrava estes problemas de ordem mundial. Tudo por que durante o processo de obtenção da Energia solar não é preciso turbinas ou geradores (que consomem mais energia e apresenta perigos a quem estiver operando).

Só existe uma desvantagem desta energia, seu alto custo de obtenção, que faz dela uma fonte escassa para os países mais pobres como o Brasil. Os países que mais utilizam energia solar são Japão, Alemanha e Estados Unidos.

Através da conscientização, esta fonte de energia limpa pode se tornar mais utilizável, nossos bolsos agradeceriam assim como o meio ambiente.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Graduado em Geografia

Fonte: https://www.brasilescola.com

Saiba Mais:  
Aquecimento Global (2)  Aquecimento Global 1  Energia Eólica  Os recursos naturais  

 

Pesquisar no site

Contato

alternativa https://alternativa22.webnode.com/

Tecnologia

14/08/2013 15:12

Wondershare Video Converter Platinum

Wondershare Video Converter Platinum Do Desenvolvedor Wondershare Video Converter Platinum pode converter vídeos diretamente, incluindo vídeos HD e AVCHD, aos formatos de vídeo mais populares, para reprodução em todos os dispositivos portáteis de vídeo/áudio. É uma excelente ferramenta para salvar...