CONTRAÇÃO MUSCULAR E FREQUÊNCIA CARDÍACA DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO

15/01/2019 09:41

    

        Não é de hoje que estudiosos defendem a necessidade da prática regular do exercício físico para o corpo humano, essa incrível maquina foi projetada para executar os mais diversos movimentos possíveis dentro das diferenças e limitações anatômicas e fisiológicas de cada homem, mulher ou criança. É tamanha perfeição que mesmo com toda evolução cientifica a espécie humana ainda não conseguiu copiar, possibilitando um desafio aos maiores inventores, cientistas e pensadores da atualidade.

            Corre, andar, falar, estudar ou ate mesmo ler o que está escrito nessas linhas e executar todas as atividades biológicas do sistema corporal só é possível graças ao processo metabólico conhecido como respiração celular, trabalho realizado pela organela mitocôndria tendo como objetivo real a produção de ATP. Estas moléculas são aproveitadas pelas fibras musculares durante a realização do exercício físico, além de permitir a produção de energia tão importante e necessária para os músculos: a energia térmica. Esta energia é irradiada em forma de calor para o ambiente pela nossa pele.

            A musculatura estriada esquelética é o muscula que nos permite produzir os nossos exercícios e a desenvolver toda a nossa capacidade corporal através de técnicas conhecidas como; concêntricas, excêntricas e isométricas. Durante todo o exercício os 3 movimentos são recrutados em grau maior ou menor de intensidade muscular. Os músculos concêntricos têm como função fazer a força principal sofrendo um encurtamento das suas fibras os excêntricos têm como objetivo desacelerar o movimento sofrendo um alongamento das suas fibras e os isométricos estabiliza os movimentos durante o exercício físico.

            O coração é formado por musculo cardíaco estriado e tem a importante tarefa de bombear sangue arterial para todos os órgãos e músculos do corpo. Ele garante o suprimento continuo de sangue arterial durante a atividade corporal. É um musculo forte mais deve ser tratado com cuidado, exercícios físicos já é um método comprovado pela comunidade cientifica da eficiência e benefícios positivos dessa prática.

            A frequência cardíaca é a quantidade de vezes que o coração faz sístole e diástole em um minuto, durante o exercício físico sua frequência sobe possibilitando um maior suprimento de material energético para os músculos e órgãos recrutados no movimento. O exercício físico feito de forma orientada e rotineira torna o miocárdio extremante resistente permitindo assim uma intensidade maior de exercício com uma menor frequência cardíaca.

            Podemos concluir que o exercício físico feito diariamente fortalece o musculo do coração e tonifica os demais é uma forma eficiente e não farmacológica, quando feita de forma correta tem ganhos positivos na saúde .

Fonte:

pterion.comunidades.net/contracao-muscular-e-frequencia-cardiaca-durante-o