Sua enciclopédia

1° Guerra mundial

31/05/2013 09:49

No início da guerra sete Estados já se achavam envolvidos diretamente: Áustria-Hungria, Rússia, Sérvia, Inglaterra, Bélgica, França e Alemanha. A 23 de agosto o Japão juntou-se aos Aliados e em novembro a Turquia aderiu às potencias centrais. A guerra tomou um caráter mundial à medida que as colônias desses países se viram envolvidas.

1° etapa: a “ guerra de movimento”

Em 1914, a tendência principal foi dada pela ofensiva alemã na frente ocidental, com a penetração em território francês e pelo avanço nos Bálcãs, onde a presença turca foi essencial. Entretanto, em sentembro a ameaça que pesava sobre paris foi detida  pela batalha do marne, que levou à estabilização da frente ocidental. Por mar, a Alemanha  foi bloqueada pelos Aliados e suas colônias ocupadas, ao mesmo tempo que os alemães iniciavam a campanha submarina, provocando enormes perdas dos aliados. Na frente oriental, a ofensiva russa foi detida pelas vitorias alemãs nos Lagos Mazurinas e em Tannenbirg.

2° etapa: “Guerra de trincheira”

Compreendendo os anos de 1915 e 1916 o período caracterizou-se na frente ocidental pela “guerra de trincheiras. O ano de 1915 foi marcado por gigantesca ofensiva alemã na frente oriental virando a eliminar a Rússia, antes de se voltar contra a França. Os exércitos russos começaram a se desagrewgar.

Nesse mesmo ano a Itália entrou na guerra a favor das Aliados, em troca de promessas inglesas de participar da partilha das colônias alemãs na África, receber vantagens territoriais a Ásia Menos e uma posição dominante no Adriático: isto permitiu a abertura de nova frente. A Bulgária aderiu às Potencias centais.

C.1917: o ano crítico

A decisão do conflito ocorreu em 1917 caracterizando-se pelo agravamento da campanha submarina alemã, mesmo contra os navios neutros pela entrada dos Estados Unidos no conflito e retirado da Rúsia da Guerra com a trégua assinada em dezembro, após os Bolchevistas terem tomado o poder.

A entrada norte-americana no conflito foi decisivo porque todos os países envolvidos enfretavam naquele ano problemas internos: a Rússia assistiu a deposição da monarquia em março e à tomada do poder pelas Bolchevistas em novembro: na França, após fracassada ofensiva, as tropas se amotinaram, a Inglaterra estava à beira do colopso e mesmo entre as Potencias centrais a situação de abastecimento eram enormes.

A contribuição norte americana foi decisiva: financeiramente, os Estado Unidos passaram a auxiliar diretamente os países da Entente; economicamente, foi um golpe na campanha submarina da Alemanha, que passou a ser bloqueado, ao mesmo tempo que entrava em cena dos contingentes norte americanos quebrou o equilíbrio, já precário , mantido pelas Potencias cnetrais; diplomaticamente, a maioria dos países da America Latina declarou gueera às Potencias Centrais.   

História das sociedades 2° edição 1983

Saiba Mais: As Guerras localizadas  O Brasil na Segunda  Guerra   Segunda Guerra  Mundial  Morte de Hitler

Pesquisar no site

Contato

alternativa http://alternativa22.webnode.com/